Aqueles que estão tentando se elevar à plataforma da compreensão espiritual não são homens comuns, eles são superiores a milhões e milhões de homens comuns que não sabem o que é realização espiritual. No entanto, entre aqueles que realmente tentam compreender sua situação espiritual, quem chegar à compreensão de que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, o proprietário de tudo, o não-nascido, será o mais bem-sucedido em percepção espiritual. Só quando entende na íntegra a posição suprema de Krishna, é que poderá se livrar por completo de todas as reações pecaminosas.
Aqui, o Senhor é descrito como “não-nascido”, mas Ele é distinto das entidades vivas. . O Senhor é diferente das entidades vivas que estão nascendo e morrendo devido ao apego material. As almas condicionadas estão mudando de corpos, mas o corpo dEle é imutável. Mesmo quando vem a este mundo material, Ele vem como o mesmíssimo não-nascido; por isso, o Quarto Capítulo afirma que o Senhor, através de Sua potência interna, não está sob a energia material inferior, mas está sempre na energia superior.
Todos devem procurar saber que o Senhor Krishna é o supremo proprietário dos sistemas planetários do Universo. Ele existia antes da criação, e Ele é diferente de Sua criação. Todos os semideuses foram criados dentro deste mundo material, mas com relação a Krishna, diz-se que Ele não é criado; portanto, Krishna é diferente até mesmo dos grandes semideuses, tais como Brahmã e Shiiva. E porque é o criador de Brahmã, Shiiva e de todos os outros semideuses, Ele é a Pessoa Suprema de todos os planetas.
O Senhor Krishna é, portanto, diferente de tudo o que é criado, e qualquer um que O compreenda dessa maneira livra-se de imediato de todas as reacções pecaminosas. Para ter conhecimento acerca do Senhor Supremo, é necessário libertar-se de todas as actividades pecaminosas. Como se declara no Bhagavad-Gitã, Ele só pode ser conhecido através do serviço devocional, e não por nenhum outro meio.
Ninguém deve tentar entender Krishna como se Ele fosse um ser humano. Como se afirmou anteriormente, só um tolo iria pensar que Ele é um ser humano. Isto volta a se expressar aqui de modo diferente. O homem que não é tolo, que é inteligente o bastante para compreender a posição constitucional da Divindade, estará sempre livre de todas as reacções pecaminosas.
Tudo o que é feito sob a direcção de Krishna é transcendental e não se contamina com reacções materiais, que podem ser auspiciosas ou inauspiciosas. A concepção segundo a qual há coisas auspiciosas e inauspiciosas no mundo material é mais ou menos uma invenção mental porque não há nada auspicioso no mundo material. Tudo é inauspicioso porque a própria natureza material é inauspiciosa. Apenas imaginamos que algo é auspicioso. A verdadeira prosperidade depende de actividades que, em consciência de Krishna, são plenas em devoção e serviço. Portanto, se realmente quisermos que nossas actividades sejam auspiciosas, então devemos trabalhar sob as instruções do Senhor Supremo. Essas instruções estão registradas em escrituras autorizadas, tais como o Shrimad-Bhãgavatam e o Bhagavad-Gitã, ou são transmitidas através de um mestre espiritual genuíno. Porque o mestre espiritual é o representante do Senhor Supremo, sua instrução é directamente a mesma do Senhor Supremo. O mestre espiritual, as pessoas santas e as escrituras dão a mesma orientação. Não há contradição nestas três fontes. Todas as acções feitas sob esta guia estão livres das reacções de actividades piedosas ou impiedosas deste mundo material. A atitude transcendental adoptada pelo devoto que executa actividades é de verdadeira renúncia, e isto se chama sannyãsa, ou (estado de vida renunciada dos conceitos materiais). Como se declara , quem, ao receber ordens do Senhor Supremo, age por uma questão de dever e não cobra os frutos por suas atividades é um renunciante verdadeiro. Todo aquele que age sob a direção do Senhor Supremo é de fato um sannyãsi um yogue, e não quem apenas vestiu a roupa de sannyãsi, ou que é um pseudo-yogue.
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